Bispo Sotero [1]
Como já dissemos nos posts anteriores sobre os bispos e papas, estamos destacando inicialmente os listados por Eusébio de Cesareia, no seu livro História Eclesiástica [2]. Já vimos os dez primeiros bispos, e desta feita, vamos ver um pouco sobre o décimo primeiro da lista, chamado Aniceto. Os dez bispos que já vimos até aqui são: Lino, Anacleto, Clemente, Evaristo, Alexandre, Xisto, Telésforo, Higino, Pio e Aniceto (HE: 5, VI). E mais: “foi no oitavo ano de reinado acima mencionado, ou seja, o de Vero [Lucio Vero] [3], que Aniceto, que mantivera o episcopado de Roma por onze anos, foi sucedido por Sotero...”
Sobre Sotero, conforme as fontes [4] listadas abaixo, destacamos:
Sotero, segundo a Igreja Católica, foi o 12º papa e exerceu seu papado entre 166 e 174 ou 175.
Nasceu “… na cidade de Fondi, na Campânia, Itália, e seu pai se chamava Concórdio” (In: Franciscanos).
Seu pontificado foi marcado por seu zelo pela doutrina e pelas obras sociais, envio de esmolas para muitas igrejas em várias cidades.
Opôs-se com rigor aos hereges montanistas e proibiu as mulheres de tocarem nos vasos e ornamentos sagrados e também de oferecerem incenso durante as cerimônias.
Sobre a doutrina montanista, combatida por Sotero, (cf Franciscanos): ela “… propunha um exagerado rigor de costumes. Era uma doutrina de medo e de pessimismo, porque o fim do mundo sempre poderia acontecer a qualquer momento. Supondo isso, todos os cristãos deveriam viver numa santidade irreal, renunciando ao matrimônio e buscando o sofrimento da penitência constante, porque, segundo Montano, a Igreja não tinha faculdades para perdoar os pecados. Essa doutrina, que também era defendida por Tertuliano e, principalmente, Novaciano, foi condenada pela Igreja na época do papa Sotero”.
Sotero foi também um eloquente defensor dos cristãos perseguidos…
Embora tratado como santo e mártir, mas parece haver contradições nas informações acerca disto, do bispo Sotero. Por exemplo, aqui encontramos que “… de modo algum são Sotero e são Caio devem ser contados entre mártires. São Caio é lembrado no livro Depositio episcoporum (354), enquanto ignora-se o dia de nascimento de são Sotero”.
Sugiro, a seguir, o vídeo do site católico Altivez Altierez dos Santos Catequese e Teologia Católica, sobre Sotero:
Notas:
- [1] Imagem (adaptada) e meramente ilustrativa. Disponível em: <https://osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-recorda-sao-sotero-papa/>. Acesso em: 11/10/2024.
- [2] Na versão publicada pela CPAD em 1995, nas páginas 409/410, a editora fez uma lista de 29 bispos de Roma citados por Eusébio, e Pio é o número 9 da lista...
- [3] Lúcio Vero era irmão adotivo do imperador Marco Aurélio. Como augusto (título oficial de imperador), governou entre 161 e 169. In: <https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%Bacio_Vero>. Acesso em: 11/10/2024.
- [4] Papa Sotero (fontes):
- <https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Sotero>. Acesso em: 11/10/2024.
- <https://www.paulus.com.br/portal/santo/santos-sotero-caio-e-agapito-papas-2/>.Acesso em: 11/10/2024.
- <https://osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-recorda-sao-sotero-papa/>. Acesso em: 11/10/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário