Translate

14 outubro 2024

Bispos e Papas (11): Sotero

 

Bispo Sotero [1]

Como já dissemos nos posts anteriores sobre os bispos e papas, estamos destacando inicialmente os listados por Eusébio de Cesareia, no seu livro História Eclesiástica [2]. Já vimos os dez primeiros bispos, e desta feita, vamos ver um pouco sobre o décimo primeiro da lista, chamado Aniceto. Os dez bispos que já vimos até aqui são: Lino, Anacleto, Clemente, Evaristo, Alexandre, Xisto, Telésforo, Higino, Pio e Aniceto (HE: 5, VI). E mais: “foi no oitavo ano de reinado acima mencionado, ou seja, o de Vero [Lucio Vero] [3], que Aniceto, que mantivera o episcopado de Roma por onze anos, foi sucedido por Sotero...”

Sobre Sotero, conforme as fontes [4] listadas abaixo, destacamos:

  • Sotero, segundo a Igreja Católica, foi o 12º papa e exerceu seu papado entre 166 e 174 ou 175.

  • Nasceu “… na cidade de Fondi, na Campânia, Itália, e seu pai se chamava Concórdio (In: Franciscanos).

  • Seu pontificado foi marcado por seu zelo pela doutrina e pelas obras sociais, envio de esmolas para muitas igrejas em várias cidades.

  • Opôs-se com rigor aos hereges montanistas e proibiu as mulheres de tocarem nos vasos e ornamentos sagrados e também de oferecerem incenso durante as cerimônias.

  • Sobre a doutrina montanista, combatida por Sotero, (cf Franciscanos): ela “… propunha um exagerado rigor de costumes. Era uma doutrina de medo e de pessimismo, porque o fim do mundo sempre poderia acontecer a qualquer momento. Supondo isso, todos os cristãos deveriam viver numa santidade irreal, renunciando ao matrimônio e buscando o sofrimento da penitência constante, porque, segundo Montano, a Igreja não tinha faculdades para perdoar os pecados. Essa doutrina, que também era defendida por Tertuliano e, principalmente, Novaciano, foi condenada pela Igreja na época do papa Sotero”.

  • Sotero foi também um eloquente defensor dos cristãos perseguidos…

  • Embora tratado como santo e mártir, mas parece haver contradições nas informações acerca disto, do bispo Sotero. Por exemplo, aqui encontramos que “… de modo algum são Sotero e são Caio devem ser contados entre mártires. São Caio é lembrado no livro Depositio episcoporum (354), enquanto ignora-se o dia de nascimento de são Sotero”.

Sugiro, a seguir, o vídeo do site católico Altivez Altierez dos Santos Catequese e Teologia Católica, sobre Sotero:



Notas:

  • [1] Imagem (adaptada) e meramente ilustrativa. Disponível em: <https://osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-recorda-sao-sotero-papa/>. Acesso em: 11/10/2024.

  • [2] Na versão publicada pela CPAD em 1995, nas páginas 409/410, a editora fez uma lista de 29 bispos de Roma citados por Eusébio, e Pio é o número 9 da lista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário