Translate

09 setembro 2024

Bispos e Papas (10): Aniceto

Por: Alcides Amorim


Bispo Aniceto [1]

Como já dissemos nos posts anteriores sobre os bispos e papas, estamos destacando inicialmente os listados por Eusébio de Cesareia, no seu livro História Eclesiástica [2]. Já vimos os nove primeiros bispos, e desta feita, vamos ver um pouco sobre o décimo bispo da lista, chamado Aniceto. Até aqui já tivemos: Lino, Anacleto, Clemente. “Mas esse Clemente foi sucedido por Evaristo, por Alexandre. Xisto seguiu-se como o sexto desde os apóstolos, após quem veio Telésforo, que também sofreu glorioso martírio, depois veio Higino e após ele, Pio, que foi seguido por Aniceto...” (HE: 5, VI).

Sobre Aniceto, conforme esta fonte [3], mais esta [4] e ainda esta outra [5]:

Aniceto nasceu na Síria e foi sucessor do Bispo Pio, em 155, quando Antonino Pio era imperador romano. Exerceu seu bispado (ou papado?) até 166 (conforme a wikipedia, seu papado ocorreu entre 154 e 166).

  • Enfrentou, além da perseguição sistemática, também cismas internos que abalaram o cristianismo.

Eusébio (HE: 4, XI), destaca que no tempo de Aniceto (e os dois bispos anteriores a ele), havia muitas questões teológicas como as heresias de Valentim, Cerdão e Marcião. Ele destaca também a posição firme de Justino (filósofo e teólogo), que veio a ser chamado Justino Mártir, o qual colaborou teologicamente para a definição e condenação dos hereges.

  • Destaca-se (cf Wikipedia), por ter sido o primeiro papa a condenar oficialmente uma doutrina como heresia, em concreto o montanismo.
  • Além da base teológica de Justino, Aniceto, especificamente, contou com a cooperação de Policarpo de Esmirna. O Gnosticismo, conhecida como racionalismo cristão (uma supervalorização do conhecimento, segundo o qual bastava isso para a salvação), foi combatido por Aniceto com apoio dos doutores citados acima.
  • Aniceto proibiu os padres de deixar crescer o cabelo, para este não ser um motivo de vaidade, e contou também com Policarpo, para definição da data da Páscoa: a ressurreição de Cristo.
  • Aniceto morreu em 166, mas as fontes não o inclui entre os mártires, apesar da perseguição que a igreja enfrentou.

A seguir, para concluir, o vídeo, de um portal católico, Altierez dos Santos Catequese e Teologia Católica, em:


Notas / Referências bibliográficas:

  • [2] Na versão publicada pela CPAD em 1995, nas páginas 409/410, a editora fez uma lista de 29 bispos de Roma citados por Eusébio, e Pio é o número 9 da lista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário