Por: Alcides Barbosa de Amorim
Bispo Sixto I [1]
Seguindo nossa proposta de estudo dos bispos romanos listados por Eusébio de Cesareia, no seu livro História Eclesiástica [2], já vimos, até aqui os bispos Lino, Anacleto, Clemente de Roma, Evaristo e Alexandre I.
Conforme escreve Eusébio (4, IV) [3], no terceiro ano do reinado de Adriano – “sob o mesmo imperador”, conforme capítulo III –, morreu Alexandre, bispo de Roma, depois de cumpridos dez anos de governo, e foi sucedido por Sixto. Em que ano? Na versão da H. E. de Eusébio, publicada pela CPAD e usada aqui (Nota 2), há uma tabela cronológica e o início do bispado de Xisto aparece no ano 117.
Sobre o sucessor de Alexandre I, o Bispo Xisto ou Sixto I, não há muito o que dizer. Mas baseado nestas fontes católicas, aqui[4], e também aqui[5], podemos destacar:
Xisto ou Sisto I, foi um dos cinco papas na história da Igreja com o nome de Xisto. Seu nome verdadeiro, "Xystus", provavelmente de origem grega, pode ter sido confundido com sexto, erroneamente avaliado, também porque foi o sétimo Papa, ou seja, o sexto depois de São Pedro.
Era romano, filho de certo Pastore (ou um casal de pastores).
Proibiu aos leigos tocarem nos vasos sagrados, mas convidou os fiéis a cantarem ou rezarem o sanctus junto com o celebrante. Ao que parece, também a fórmula final do "Ite Missa est", embora não seja confirmada historicamente.
Não se sabe precisamente se foi mártir.
Foram-lhe atribuídas duas Cartas de cunho doutrinário: uma, sobre a Santíssima Trindade; a outra, sobre a Primazia do Bispo de Roma, que alguns, todavia, consideram apócrifa.
Durante seu pontificado, tiveram início, provavelmente, as primeiras divergências com as Igrejas Orientais, enquanto parece ter sido ele a enviar os primeiros missionários para evangelizar a Gália, entre os quais São Peregrino.
Faleceu, por volta do ano 125, provavelmente decapitado.
Bem, esta fonte afirma que provavelmente, São Sixto I exerceu seu pontificado entre 115-129, enquanto esta afirma que ele faleceu por volta do ano 125. Eusébio (4, V) diz que ele foi sucedido por Telésforo, “… no décimo segundo reinado de Adriano… e… no ano que completara o décimo ano de seu episcopado”. Se Adriano, segundo esta fonte[6], exerceu seu reinado entre 117 e 138, deduzimos que Sixto terminou seu episcopado em 127.
Notas / Referências bibliográficas:
- [1] Imagem meramente ilustrativa, adaptada e disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Sisto_I>. Acesso em 08/05/2024.
- [2] Na versão publicada pela CPAD em 1995, nas páginas 409/410, a editora fez uma lista de 29 bispos de Roma citados por Eusébio, e Xisto ou Sisto é o número 6 da lista...
- [3] Isto é, Livro 4, Capítulo IV da História Eclesiástica de Eusébio (Nota 2).
- [4] São Xisto I. Disponível em: <https://www.paulus.com.br/portal/santo/santos-xisto-i-ii-e-iii-papas/>. Acesso em: 08/05/2024.
- [5] Santo do Dia, Sixto I. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/04/03/s--sisto-i--papa.html>. Acesso em: 08/05/2024.
- [6] Adriano. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano>. Acesso em: 08/05/2024.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário