Solus Christus: A Centralidade da Cruz de Cristo
A Reforma Protestante foi um movimento reformista ocorrido no seio da igreja cristã no século XVI, iniciado por Martinho Lutero, em 1517. E durante este movimento foram popularizados entre os primeiros reformadores os cinco princípios basilares da fé cristã reformista ou protestante, chamados solas. A palavra sola é a palavra latina para “somente”: Sola Scriptura (Somente as Escrituras); Solus Christus (Somente Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé) e Soli Deo Gloria (Somente a Deus, Glória).
Já falamos sobre o primeiro Sola, o sola Scriptura e neste post quero enfatizar o Solus Christus e destacar [1] alguns pontos deste princípio:
- Quando a igreja abandona o primeiro artigo, a Sola Scriptura, consequentemente acabará abandonando também os outros pontos ou artigos de fé, os outros “solas”.
- A cruz perdeu seu significado na atualidade. Em pesquisa de 1995, apenas 44% identificaram a cruz como símbolo da fé cristã. Mas a cruz é o ponto central da narrativa bíblica e deve ser também da fé cristã.
- Segundo Lutero, “a igreja medieval seguia a escada da glória e não a escada da cruz”. Para Lutero, as “imagens de Babel” (Gênesis 11.1-9) representava a igreja medieval, e a escada de “Betel” (Gênesis 28.10-20) representava a descida de Deus até o homem.
- E a cruz foi o ponto central desta busca ao homem por parte de Deus.
- => a escada da especulação, exemplificada pela Teologia Liberal;
- => a escada das boas obras, exemplificada pela prática da igreja medieval e pelo moralismo de algumas igrejas fundamentalistas;
- => a escada do misticismo, exemplificada por crentes que tentam chegar a Deus pelo seu próprio esforço, como portadores de “dons” especiais…
A teologia da cruz:
- Somente conhecemos a Deus na cruz. Deus é conhecido não na força, mas na fraqueza.
- Deus é conhecido e adorado somente na cruz.
- Usando uma linguagem militar, Paulo enfatiza que o Cristo crucificado no madeiro venceu o Diabo.
- O “teólogo” que não ensina a teologia da cruz não deve ser respeitado como tal; a teologia de Lutero é centrada na cruz.
Precisamos pensar:
- na relação da cruz com a salvação (Rm 3.24-26);
- na cruz como meio de redenção por Jesus Cristo pela graça;
- na relação da cruz e a igreja; após a 2ª Guerra Mundial, a igreja colocou Jesus e a cruz para fora;
- que o critério da pregação é apontar para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo…
“Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.”
(A Declaração de Cambridge, 2ª Tese).
- [1] Destaques do estudo do Professor e Pastor Franklin Ferreira, disponibilizado no You Tube. Link abaixo.
- AMORIM, Alcides Barbosa de. A vida de Jesus Cristo. In: <Blog do Amorim: A vida de Jesus Cristo. Acesso em: 07/09/2023.
- - - - - - - -. Jesus, o Verbo Divino. In: <Blog do Amorim: Jesus, o Verbo Divino. Acesso em: 07/09/2023.
- - - - - - -. O Senhor Jesus Cristo, por Myer Pearlman. In: <Blog do Amorim: O Senhor Jesus Cristo, por Myer Pearlman>. Acesso em: 07/09/2023.
- FERREIRA, Franklin. Solus Christus: A Centralidade da Cruz de Cristo. In: <https://www.youtube.com/watch?v=xj6AtVp5eHg>. Acesso em: 07/09/2023.
- SUBIRÁ, Luciano. As cinco solas da Reforma Protestante. In: <https://www.youtube.com/watch?v=z2MZ2q04kUo>. Acesso em: 07/09/2023.
Tudo por Cristo, em Cristo e nada fora de Cristo!
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