Translate

17 setembro 2023

Sola Fide: aliada da graça na justificação

Sola Fide: aliada da graça na justificação

Por: Alcides Barbosa de Amorim



Continuando o estudo sobre os cinco Solas – verdades fundamentais da Reforma Protestante –, depois de já termos destacado o Sola Scriptura, o Solus Christus e o Sola Gratia, quero destacar também neste post a fé (Sola Fide, Somente a Fé), virtude divina e espiritual, aliada da graça no plano salvífico (justificação) do ser humano.

O Pastor e Professor, Franklin Ferreira, em sua explanação sobre o assunto1, destaca:

  • Conforme Romanos 4, Abraão, Moisés e Davi foram declarados justos pela fé somente.
  • A fé é o reconhecimento de que não temos mérito para barganhar com Deus.
  • Fé é crer e confiar em Jesus. A fé não é o fundamento da justificação e sim, a graça. Não importa o tamanho da fé do crente, importa a fé, mesmo pequena.
  • Hebreus 11 e 12 tratam de gente como a gente, mesmo sendo chamados de heróis. Jesus foi o autor da fé daqueles heróis.

O Pastor Franklin cita a Confissão de Augsburg, um dos principais documentos sobre da fé protestante... Mas quero destacar também o artigo Sola Fide2, do Dr. J. V. Fesko, que segue a mesma linha do Pastor Franklin, e cita também outros documentos. Por exemplo, o Catecismo de Westminster, citado por ele, define Justificação como “… um ato da livre graça de Deus, através da qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos diante de si, somente pela justiça de Cristo a nós imputada e recebida pela fé somente”. Este princípio entra em choque com a posição da Igreja Católica que defende desde do Concílio de Trento, em 1547, “… (1) que os pecadores são justificados pelo seu batismo, (2) que a justificação é pela fé em Cristo e pelas boas obras de uma pessoa, (3) que os pecadores não são justificados unicamente pela justiça imputada de Jesus Cristo, e (4) que uma pessoa pode perder sua posição de justificação”. Ou seja, para a Igreja Católica, o Solus Fide é uma heresia protestante e recebe o anátema da mesma quem assim pensa ou pratica.

Entretanto, seguindo a posição protestante e nosso entendimento do que fala as Escrituras sobre a fé e sua relação com a justificação, afirmamos, como conclusão, que O único meio pelo qual a perfeita obra de Cristo é recebida é pela fé somente – Sola Fide.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê [que tem fé]; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé (Rm 1.16,17). 

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).

Sugiro a leitura do meu artigo: O depósito da fé: cânon, sucessão apostólica, tradição e outras considerações, publicado aqui em fevereiro de 2022.

Veja também o vídeo de Paulo Won abaixo:

 

Notas / Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. Responderei assim que possível...
Obrigado, pela visita.
Abraço!

Campo 14 – bebês mortos a pauladas, fome e execuções: a vida em um campo de concentração norte-coreano

P or J ones R ossi  [ 1 ] Uma aula no Campo 14   Os  professores do Campo 14 eram guardas uniformizados:  tratados por Shin no desenho acima...