Translate

14 setembro 2023

Sola Gratia: o favor imerecido de Deus

Sola Gratia: o favor imerecido de Deus

Por: Alcides Barbosa de Amorim



A Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, em 1517, Reforma Protestante foi um movimento reformista ocorrido no seio da igreja cristã no século XVI, iniciado por Martinho Lutero, em 1517, deixou-nos como legado os cinco princípios, chamados Solas. Já vimos um pouco sobre o Sola Scriptura e o  Solus Christus. Desta feita, destacaremos o Sola Gratia (Somente a Graça).

Diferentemente do que pensa o clero católico que condiciona a salvação do homem, além da graça também às suas boas obras, os reformadores entenderam que a salvação do homem é inteiramente condicionada à ação da graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjunto com a obra redentora de Jesus Cristo é o meio de salvação por meio da fé (fide). Como disse Paulo em Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. A palavra traduzida como graça no Novo Testamento vem da palavra grega charis, o que significa "favor, bênção ou bondade”. Como somos pecadores e, por isto mesmo, não merecedores da salvação, Deus escolhe, mediante sua Graça, nos abençoar ao invés de nos amaldiçoar como o nosso pecado merece. A Graça é a sua benevolência ou favor imerecido em favor do homem.

Alguns destaques do estudo do Pastor Franklin Ferreira (Fonte abaixo) sobre o assunto, disponível no You Tube:

  • A mensagem de salvação está escassa hoje em dia. Muitas mensagens, via de regra, são calcadas no poder do homem. A mensagem é o produto e os crentes, os consumidores.
  • O fundamento da nossa salvação é a graça. A graça é livre e é conferida – como uma dádiva – ao crente.
  • Deus mesmo se entregou em favor do homem. Somos declarados homens e mulheres retos e justos pela graça de Deus em Cristo.
  • Os textos de Romanos 5.2-21 e 1Corintios 15 resume toda a história da humanidade em duas pessoas: Adão e Cristo. Cristo, o segundo Adão, efetuou uma nova criação.
  • Jesus é o Filho Amado, mas no calvário, ele assume a ira de Deus. E ele não se tornou pecador, apenas satisfez as exigências do Pai.
  • A justificação não é gradual, e sim completa.

(A Declaração de Cambridge, Tese 3)

Importante distinguir entre o que é a graça comum (geral, universal) e a graça especial (salvífica, regeneradora). A Graça comum é assim chamada porque toda a humanidade a recebe em comum. Seus benefícios são experimentados pela totalidade da raça humana, sem discriminação entre uma pessoa e outra. Já a graça especial, da qual nos ocupamos aqui, é aquela pela qual Deus redime, santifica e glorifica Seu Povo. Ao contrário da graça comum, que é dada universalmente, a graça especial é outorgada somente àqueles que Deus elege à vida eterna, mediante a fé em ação do cristão.

Conclusão:

“Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. 

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.”


Fontes sugeridas:

  • HUGHES, P. Edgcumbe. Graça. In: Enciclopédia Histórico-Teológica. Editor Walter A. Elwell. Vol. II. São Paulo: Vida Nova: 1988, Pág. 216 a 220.


Veja também o vídeo de Paulo Won a seguir:


3 comentários:

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. Responderei assim que possível...
Obrigado, pela visita.
Abraço!

Campo 14 – bebês mortos a pauladas, fome e execuções: a vida em um campo de concentração norte-coreano

P or J ones R ossi  [ 1 ] Uma aula no Campo 14   Os  professores do Campo 14 eram guardas uniformizados:  tratados por Shin no desenho acima...