Como vimos, durante o processo de centralização do poder nas monarquias europeias e a sua consequente consolidação do absolutismo, dois reinos, a França e a Inglaterra, estiveram envolvidos numa série de conflitos que vieram a se chmar Guerra dos Cem Anos.
No sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: a Batalha de La Rochelle, Batalha de Azincourt, Batalha de Patay e Joana d'Arc no cerco de Orléans1.
Guilherme, o Conquistador, ao dominar a Inglaterra, acabou ligando-a aos franceses, já que ele era vassalo do rei da França.
No início do século XIV, o rei Eduardo III da Inglaterra manifestou a intenção de ocupar o trono francês, do qual se julgava herdeiro. Ao mesmo tempo, desejava dominar a região de Flandres (atuais Bélgica e Holanda), grande produtora de tecidos.
Essas ambições acabaram provocando o começo desta série de conflitos2 entre a Inglaterra e a França: a Guerra dos Cem Anos. Ela tem esse nome porque, com pequenas interrupções, prolongou-se por mais de um século: de 1337 a 1453. O início do conflito é marcado pela invasão do território francês pelos exércitos da Inglaterra.
Os ingleses venceram as batalhas iniciais, apoderando-se de grande parte do território francês. Mas essas vitórias intensificaram a união e a resistência da população francesa. O principal símbolo dessa união foi Joana d’Arc, uma jovem camponesa que obteve vitórias contra os exércitos ingleses, reanimando os franceses.
Assustados com a jovem camponesa, os ingleses conseguiram aprisioná-la. Julgada por heresia, foi condenada à morte numa fogueira. Mas isso não impediu que os franceses retomassem os territórios perdidos e expulsassem os ingleses.
Veja um resumo sobre a Guerra dos Cem Anos feita por Carlos César HIGA3:
- "A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos envolvendo França e Inglaterra, entre 1337 e 1453.
- Os ingleses se aproveitaram do vácuo de poder na França para invadir seu território e controlar o comércio de Flandres.
- As guerras civis nos dois reinos interferiram no andamento da Guerra dos Cem Anos.
- A camponesa francesa Joana d’Arc teve participação fundamental na vitória francesa contra os invasores ingleses durante o último período da guerra.
- Após mais de cem anos de conflitos, as monarquias inglesa e francesa se fortaleceram, despertando sentimento nacional e patriótico".
Portanto, o desfecho da Guerra dos Cem Anos contribuiu para estabelecer os limites territoriais tanto da França vitoriosa quanto da Inglaterra derrotada, além de ter suscitado nos dois lados a formação de um importante sentimento nacional, além de colaborar para o surgimento de sua monarquia nacional e absolutista.
Veja também:
A centralização do poder nas monarquias europeias
A Monarquia inglesaJoana d'Arc.
Veja ainda o vídeo de Nathália Freitas:
Notas:
- 1 Imagens disponíveis em: <dishttps://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Cem_Anos>. Acessoem: 28/05/2022.
- 2 Sobre as batalhas mais importantes que envolveram a Guerra dos Cem Anos, veja: <http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2903&idC=55148#>. Acesso em: 28/05/2022.
- 3 HIGA, Carlos César. Guerra dos Cem Anos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-cem-anos.htm>. Acesso em 28 de maio de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário