Translate

15 junho 2020

Escatologia: a morte

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
Já falamos em outro momento sobre o conceito de escatologiadoutrina das últimas coisas, entre as quais está o conceito de morte. À luz da bíblia, podemos conceituar “a morte como “... a separação da alma do corpo pela qual o homem é introduzido no mundo invisível[1]. E de certo modo, ela é a mais natural das coisas, pois “... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hb 9.27)[2].
1.  Expressões bíblicas para morte:
Algumas expressões bíblicas acerca de morte física ou morte do corpo nos ajudam a caracterizá-la melhor:
·      experiência descrita com o sentido de "dormir":
Ø Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono” (Jo 11.11).
Ø E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele” (Dt 31.16).
·      Deixar a casa terrestre ou tabernáculo:
Ø Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2Co 5.1).
Ø E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações” (2Pe 1.13).
·      Pedido da alma por Deus:
Ø Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20).
·      Seguir o caminho de onde não tornará:
Ø Como no caso do pobre mendigo que morreu e foi para o seio de Abraão, e do rico, que também morreu e foi para o inferno (Jo 16. 22,23
·      Ser congregado ao seu povo:
Ø Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo” (Gn 9.33).
·      Descer ao silêncio:
Ø Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio” (Sl 115.17).
·      Expirar:
Ø E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido” (At 5.10).
·      Tornar-se em pó:
Ø No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.19).
·      Partir:
Ø Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fp 1.23) etc.
2.  Morte física e espiritual
A morte física, segundo vemos em expressões como death (Hebraico) e apothaneinnekrós ou thánatos (Grego) ou ainda mortis (Latim), “... parece ser necessária para corpos constituídos como são os nossos. A decadência física e a dissolução são inescapáveis”[3]. Mas a Bíblia também fala da morte como resultado do pecado. A morte é o primeiro efeito externo ou manifestação visível do pecado, e será o último efeito do pecado, do qual seremos salvos. Vejamos:
Ø Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm 5.12).
Ø “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1Co 15.25,26).
Deus disse a Adão que no dia que ele comesse da árvore do “conhecimento do bem e do mal” certamente morreria (Gn 2.17). Entendemos que “morte” aqui não fala apenas no sentido físico, mas também espiritual. E isto é enfatizado por Paulo quando afirma que “... por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens...” (Rm 5.12). E este homem – Adão – morreu primeiro espiritualmente, quando foi lançado fora do jardim (Gn 3.23), e depois, fisicamente, com novecentos e trinta anos (Gn 5.5). Nos capítulos 5 e 6 aos Romanos, Paulo contrasta a morte que ocorreu por meio do pecado de Adão com a vida que Cristo trouxe aos homens. No entanto, a obra redentora de Cristo não anula ou cancela a nossa morte física, embora anule sua sentença condenatória. O homem não morre como um corpo. Ele morre como homem, na totalidade do seu ser. Ele morre como um ser espiritual e físico. E a Bíblia não estabelece uma clara linha de demarcação entre esses dois aspectos. A morte física, portanto, é um símbolo apropriado da morte mais profunda que o pecado inevitavelmente produz, sendo ao mesmo tempo uma expressão desta morte, e uma união com ela.
Qual a conexão entre a morte e a doutrina da imortalidade? Há dois termos, "imortalidade" e "incorrupção" que se usam em referência à ressurreição do corpo, em 1Coríntios 15.53,54: “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade”. A imortalidade significa não estar sujeito à morte, e, obviamente, não diz respeito ao nosso corpo terrestre, pois este passa pela morte, por ser “corruptível” e voltar ao pó “... porquanto és pó [Adão/humanidade] e em pó te tornarás” (Gn 3.19). Mas os que estão em Cristo, os cristãos, desfrutarão da imortalidade. Isto é, receberão corpos glorificados que não estarão sujeitos à morte, por ocasião da ressurreição (assunto do qual falaremos num outro momento) e se tornarão também incorruptíveis (1Co 15.52). Ou seja, o corpo material sofre corrupção (se desfaz), fraqueza e a morte física, mas ressuscitará em glória e vigor (1Co 15.42,43).
E os não-salvos receberão também novos corpos? Pelas Escrituras, entendemos que sim, embora não sejam corpos glorificados.  Entendemos que o termo "imortalidade" se aplica à alma. Desta forma, o corpo morre e volta ao pó e a alma ou o espírito continua a existir conscientemente no mundo invisível dos espíritos desencarnados. Assim o homem é mortal, estando o seu corpo sujeito à morte, embora seja imortal a sua alma, que sobrevive à morte do corpo.
Para ilustrar a morte física, pensemos no caso de Lázaro (João 11). “O Lázaro fisicamente morto não podia fazer nada por si mesmo. Ele não respondia a nenhum estímulo e estava alheio a toda a vida ao seu redor”[4]. Mas, aos ser ressuscitado (fisicamente) por Cristo, ele ficou cheio de vida. Obviamente, Lázaro morreu fisicamente novamente e aguarda, como disse Marta, irmã do citado Lázaro, a ressurreição, que ocorrerá “no último dia” (v. 24).
E onde estarão as pessoas após à morte e depois da ressurreição da carne (ou corpo)? Este é um assunto para o próximo capítulo (post). Por ora, deixo a reflexão a seguir, do Reverendo Hernandes Dias Lopes:



    Notas:
    • [1] PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: vida, 1978 (7ª ed.), p. 232.
    • [2] Todas as referências bíblicas utilizadas neste texto são da ACF (Almeida Corrigida Fiel).
    • [3] DOUGLAS, J.D. (Org.). O Novo Dicionário Bíblia, Vol. II. São Paulo: Vida Nova, 1979, p. 1073.
    • [4] O que é a morte espiritual?”. Disponível em: <https://www.gotquestions.org/Portugues/morte-espiritual.html>. Acesso em: 15/06/2020.

    = = = = = = = = = = = = = = = =

    Para visualizar e/ou imprimir este texto, em PDF, acesse:


    = = = = = = = = = = = = = = = =

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. Responderei assim que possível...
    Obrigado, pela visita.
    Abraço!

    Campo 14 – bebês mortos a pauladas, fome e execuções: a vida em um campo de concentração norte-coreano

    P or J ones R ossi  [ 1 ] Uma aula no Campo 14   Os  professores do Campo 14 eram guardas uniformizados:  tratados por Shin no desenho acima...